Este alongamento é perigoso?
A flexão do tronco à frente com os joelhos estendidos é um dos alongamentos mais controversos. Tem fama de ser um mau alongamento, perigoso e de que deve ser evitado pela maioria das pessoas.
Apesar da controvérsia, esta é uma postura que vemos frequentemente na prática de Yoga, nas competições olímpicas, no atletismo e basicamente por todo o lado onde se pratica desporto.
Como disse no artigo sobre a segurança nos alongamentos, um dos principais factores a ter em conta, é a condição física da pessoa.
Vejamos algumas considerações: a pessoa é saudável, está em forma e é activa fisicamente? Se a resposta for negativa, então é um não redondo, é perigoso e não deve fazer.
Tem uma idade avançada, obesidade ou é sedentária? Ou por outro lado, é jovem e ainda está em crescimento? Continuamos no não, este alongamento deve ser evitado.
Só nestas considerações constatamos que para uma grande parte da população este alongamento é contra-indicado.
Apenas cerca de 25% da população pode executar este alongamento sem problemas. Pessoas com saúde, boa forma física, o corpo bem treinado e que não tenham sofrido nenhuma lesão recentemente.
Stress na lombar e coxas
São várias as partes envolvidas: este alongamento provoca uma enorme tensão nos músculos, tendões e ligamentos da parte posterior das coxas, pelve, região lombar e dorsal, sem esquecermos as estruturas ósseas como vértebras, ossos ilíacos e sacro.
Quem tem dores nas regiões dorsal ou lombar, dor ciática, sofre de artrose ou osteoporose, hérnia ou prolapso de disco ou qualquer degeneração óssea na coluna lombar ou pelve, nunca deve executar este alongamento.
A inclinação do tronco à frente é muito agressiva para discos e vértebras que não estão totalmente saudáveis e infelizmente, com o avançar da idade a degeneração é inevitável.
Risco de não conseguir voltar para cima
Um outro perigo é, ao flectir o tronco e levar as mãos aos pés, quando se tenta voltar para cima não se consegue, há um bloqueio.
Isto é mais frequente do que se pensa, na minha profissão surgiram-me vários casos, cheguei mesmo a ir a casa de um cliente à noite pois não se conseguia levantar do tapete da sala.
Quando inclinamos o tronco para a frente e para baixo, os dois ossos ilíacos (ossos da bacia) fazem um movimento de báscula para trás, ao mesmo tempo que o sacro faz a báscula para a frente. O que acontece é que quando os músculos não têm elasticidade todo o sistema de defesa é ativado para salvaguardar as estruturas envolvidas (articulações e ligamentos), os músculos contraem e o sacro bloqueia ficando ligeiramente inclinado para a frente (isto são coisas milimétricas), chama-se a isto nutação do sacro. Esse bloqueio impede o retorno da coluna à sua posição.
É melhor fazer o alongamento no chão
O que é importante reter aqui, é que para alongar os músculos da coxa e da lombar este alongamento pode ser feito no chão, tem a mesma eficácia e é muito mais seguro.
Ao apoiar o corpo no chão, a pressão nas várias estruturas e tecidos é menor e não há o bascular dos ossos da bacia (ilíacos e sacro) devido ao peso do corpo.
Isto não quer dizer que sendo no chão todas as pessoas podem fazer, significa apenas que é mais seguro.
Depende de quem o faz
Como todos os alongamentos, este não é perigoso, bom ou mau. Depende de quem o faz. Uma pessoa com o corpo em forma faz este alongamento como parte do seu treino e normalmente sente alívio, relaxamento e usufrui dos seus benefícios. Já outra, que tenha algumas das restrições que falámos, pode ter sérios problemas.