A meditação do Grande vazio
|

O que é Wuji?

Wu Ji é uma meditação ou postura de árvore muito importante na prática de Qi Gong e artes marciais Chinesas. Qualquer estado de saúde física permite a prática de Wu Ji pois pode fazer-se de pé, sentado ou deitado.

No Qi Gong normalmente é feito de pé. As posturas de pé tornam mais fácil a concentração, fortalecem o corpo físico e desenvolvem a força interna. Além disso a postura de Wu Ji pode ser também utilizada para estimular a circulação de energia nos canais energéticos.

Mas o que significa Wu Ji?

Na cosmogonia Chinesa Wu Ji é o estado anterior à criação do Tao e significa Grande Vazio. Mas este vazio não está cheio de nada, ele preenche-se de um potencial criativo infinito, onde reside tudo o que ainda não foi  pensado, imaginado, individualizado ou criado. É um agregado de tudo e de nada.

O Tao e o estado de Wu Ji em Qi Gong

No pensamento Chinês o Grande Tao é o espírito natural do Universo e o pequeno Tao é o espírito que habita cada um de nós. 

O ser humano tem a mente consciente e a mente subconsciente. A mente consciente está ligada às recordações do passado, às vivências do dia-a-dia e ao nosso universo pessoal (matrix humana) com as crenças e limitações que fomos absorvendo ou criando ao longo da nossa vida. 

A mente subconsciente está ligada ao espírito, ela conhece a nossa verdade, as nossas reais necessidades, os nossos sonhos, as nossas forças e talentos e também as nossas fraquezas. Mas a mente consciente é dominante e o subconsciente é ignorado, o nosso espírito mantém-se escondido lá no fundo, esquecido e abafado pelas exigências da vida diária.

Quando a nossa mente está fechada e apegada a dogmas, tradições ou crenças interiorizadas quer na infância, quer ao longo da vida, ela está prisioneira e é necessário algum esforço e trabalho interno de nossa parte para que a possamos desenvolver. Só assim teremos acesso ao nosso espírito. 

As pessoas com mentes livres e abertas têm uma ligação forte com o espírito interior, as suas decisões apesar de escutarem a razão regem-se também pela intuição. São pessoas com uma intuição forte que seguem o que o coração lhes diz não se deixando dominar pelo medo aceitando mais facilmente novos desafios e experiências.

Uma mente livre percorre a terra dos sonhos sem restrições de espaço ou de tempo e através da sua imaginação pode criar uma infinidade de coisas sem quaisquer barreiras ou limitações. 

Tudo se cria e transforma em Wu Ji 

Quando estamos no estado Wu Ji a mente está neutra. Neste estado podemos observar as coisas com imparcialidade e clareza, podemos observar as várias facetas das situações sem os julgamentos e preconceitos da mente consciente. 

Quando acalmamos a nossa mente consciente estamos a permitir que o nosso espírito se manifeste. Criamos uma porta de entrada para o auto-conhecimento. A forma de sabermos realmente quem somos, o que realmente necessitamos ou queremos para sermos mais felizes ou completos, é ir lá dentro, calando a mente e escutando. Deste modo descobrirmos as nossas forças e talentos, as nossas fraquezas e também aquilo que realmente é importante para nós e que nos é imperceptível devido a milhares de horas de impressões falsas, com que somos bombardeados em todos os momentos, através da comunicação social, da televisão, do estilo de vida e da sociedade actual em geral. 

Quando nos conhecemos e sabemos o que é importante para nós, é mais fácil a tomada de decisões e as escolhas que fazemos ao longo dos dias. A nossa vida passa a ser gerida por nós e pelo que realmente nos é benéfico e nos faz crescer e evoluir como pessoas, e não pelas circunstâncias, pelo que nos é mostrado pelos media, aconselhado por quem não nos conhece ou que está a seguir um caminho que não é o nosso. 

Cada um de nós tem o seu percurso e só o nosso espírito interior sabe qual é.

O Wu Ji é a porta de entrada para o auto-conhecimento, para o desenvolvimento pessoal e para o crescimento espiritual. É a forma mais rápida de se conseguir gerir melhor as emoções de forma a criar momentos de paz interna profunda. Essa paz vai-se instalando em nós à medida que vamos insistindo na prática ao longo do tempo. O Wu Ji pode ser uma ferramenta poderosa para ajudar a melhorar e alterar radicalmente a nossa vida.

A mente e o pensamento são vazios de substância no mundo material. No entanto, a mente humana pode ser poderosa ao ponto de criar coisas do nada, do vazio.

Um desejo surge de um pensamento, esse pensamento surgiu do nada, do vazio… e desse vazio pode surgir tudo, dando um primeiro passo, ou seja, criando uma ação.