Ba Duan Jin
Os oito exercícios do Ba Duan Jin além de estimularem o fluxo de energia por todos os meridianos, fortalecem bastante a parte articular e muscular.
Uma prática regular de 15 a 20 minutos por dia é suficiente para a transformação gradual do organismo. Se os movimentos forem executados correctamente, coordenados com a respiração e com a mente totalmente focada, a transformação dar-se-á também a nível energético estimulando todo o sistema imunitário.
Antes de começar:
Pés juntos com calcanhares colados e pontas dos pés afastadas
Focar um pouco na respiração para acalmar a mente (Wu Ji)
Respiração silenciosa, suave e natural
Concentração no Dan Tian
Boca fechada com a ponta da língua a tocar no palato
O olhar no horizonte, descontraído sem se focar em nada
Corpo relaxado.
1 - Sustentar o Céu nas Mãos para equilibrar o Triplo Aquecedor - Liang Shou Tao Tian Li San Jiao
O alongamento dos braços e mãos acima da cabeça estimula a circulação sanguínea e de Qi em todo o corpo. O exercício equilibra a energia do Triplo Aquecedor (San Jiao) e melhora as funções do pulmão, do estômago e do baço. Por outro lado o movimento também alonga a caixa torácica aliviando dores e contraturas musculares.
Concentração:
Concentração no movimento dos braços que deve ser fluído e harmonioso. Imagina que os braços estão na água e que existe uma ligeira oposição ou resistência ao movimento.
Com a prática, e mantendo a sensação de resistência concentra-te também nos pontos Lao Gong nas palmas das mãos.
Concentração interna: quando as mãos estão em baixo foca-te no Dan Tian inferior na região abdominal, à medida que as mãos sobem, a concentração passa para o Dan Tian médio na zona do peito, e finalmente quando as mãos passam a altura dos ombros a concentração sobe para a a cabeça, região do Dan Tian superior. Na descida fazes a concentração ao contrário.
2 - Apontar o Arco - Zuo You Wan Gong She Da Diao
Este exercício melhora a respiração e a circulação sanguínea. O movimento dos braços com a extensão dos dedos indicador e polegar tonifica os meridianos do Intestino Grosso e do Pulmão. Tonifica a energia dos Rins e estimula o Meridiano Dai Mai (Vaso da Cintura - liga os meridianos que passam verticalmente pelo tronco equilibrando a energia de todos eles). É também muito eficaz na tonificação muscular das pernas e coxas e fortalece a região lombar prevenindo assim, as dores nas costas.
Concentração:
A concentração acompanha o movimento de apontar e focar o arco de forma a estimular a circulação de qi nos ombros e nos braços.
3 - Levantar a Montanha com um Braço - Tiao Li Pi Wei Bi Dan Ju
Este movimento faz subir e descer a energia equilibrando o Qi do Baço e do Estômago regulando assim a digestão. Não apenas a circulação de energia e de sangue em todo o aparelho digestivo são activadas, como também todas as fibras e cadeias musculares dos braços, ombros e tórax são estimuladas e tonificadas.
Concentração:
A atenção foca-se nos pontos Lao Gong na inspiração e nas pontas dos dedos na expiração.
4 - Fortalecer o Corpo Olhando para Trás - Wu Lao Qi Shang Xiang Hou Qiao
Outra tradução para o nome deste exercício seria - Olhar para trás para afastar as cinco fraquezas e as sete feridas.
Antes de mais nada, este movimento vigoriza muito a musculatura da região cervical massajando as artérias carótidas e estimulando assim a circulação sanguínea cerebral. Para além disso, toda a coluna vertebral é mobilizada, bem como, os braços e as pernas. Este é um movimento muito completo que trabalha a parte muscular e articular de todo o corpo, acalma a mente e regulariza a energia em todos os meridianos eliminando bloqueios e estagnações.
Concentração:
A atenção vai externamente para a respiração e para as duas mãos. Quando as mãos se aproximam do tronco, trazes a atenção para Dan Tian, quando as mãos se afastam a atenção vai para Lao Gong (no centro das palmas).
Internamente, ao inspirar podes visualizar a energia a entrar e nutrir os órgãos (cinco fraquezas) e ao expirar imagina que deixas ir todo o excesso emocional (sete feridas - sete emoções: raiva, alegria, preocupação, pensamentos obsessivos, tristeza, medo e pânico).
5 - Balançar a cabeça e a Cauda para Acalmar o Fogo do Coração- Yao Tou Bai Tun Qu Xin Huo
É dado o nome de fogo do coração a estados de agitação como stress, angústia, ansiedade, irritabilidade, insónia, palpitações, entre outros.
A prática regular deste exercício diminui a força do Yang (agitação, expansão) e fortalece o Yin (repouso, regeneração) acalmando o corpo e o espírito, ajudando assim a equilibrar os estados emocionais descritos acima.
Concentração:
Ao inspirar imagina o fogo do coração a ser absorvido pelos teus pulmões, ao expirar visualiza todo esse excesso a sair e a ser libertado no ar que sai.
6 - Fortalecer os Rins tocando os Pés - Liang Shou Pan Zu Gu Shen Yao
Este exercício alonga os músculos posteriores das pernas e coxas, da cintura e da região lombar. Fortalece o Meridiano extraordinário Dai Mai (Vaso da Cintura) que equilibra todos os outros. Fortalece a energia (Qi) dos Rins e previne dores lombares.
Concentração:
Ao levar as mãos ao céu na inspiração imagina que captas energia tanto no ar que entra, como através dos pontos Lao Gong. Quando expiras a atenção vai para para Ming Men na região lombar. Quando inspiras com as mãos junto aos pés, imagina que captas a energia da terra e que a encaminhas para os rins. A nossa energia vital está armazenada na região dos Rins e Ming Men, toda a concentração se deve centrar nestes pontos de forma a nutrir e fortalecer esta região.
7 - Aumentar a Força Cerrando os Punhos - Zuan Quan Nu Mu Zeng Qi Li
Este exercício deve ser feito com os olhos bem abertos para fortalecer a energia do Fígado. O Fígado é o órgão que regula a circulação de sangue pelo corpo e governa músculos e tendões. Trabalhar a energia do Fígado significa fortalecer o corpo físico.
Concentração:
A concentração dirige-se à contração muscular e ao olhar forte na expiração.
8 - Sacudir o Corpo para Eliminar as Doenças - Bei Hau Qi Dian Bai Bing Xiao
Este último exercício regula a energia nos meridianos todos, estimula a circulação e os órgãos internos. Descontrai o corpo todo. Os Chineses dizem que este exercício cura as 100 doenças.
Concentração:
Foca-te na descontração e vibração do corpo.
Boa prática!!