O que é o Qi Gong?

Vanda com os dois braços e olhar voltados para o céu

Qi Gong é uma forma de exercício físico onde os movimentos são executados de forma calma e suave e ritmados pelo fluxo da respiração.

É uma prática que obriga a estar totalmente focado no momento presente pois apesar de se manter uma mente calma e tranquila, tem que se estar plenamente consciente da respiração e sua coordenação com o movimento, da descontração do corpo e todas as sensações que vão surgindo, do ambiente externo circundante, dos sons e tudo o mais que surge - o treino é totalmente imersivo e não há tempo nem espaço para pensar em mais nada além daquilo que se está a fazer.

Diz-se Qi Gong ou Chi Kung?

Qi Gong e Chi Kung significam exactamente a mesma coisa, esta diferença existe devido a uma alteração nas traduções: na antiga tradução conhecida como sistema Wade-Giles, escrevia-se Ch’i Kung. Como este processo não funcionava para a maioria das traduções e para se conseguir um método mais uniformizado, foi criado o sistema Pinyin que utiliza as letras do latim em vez dos caracteres chineses. Passou então a escrever-se Qi Gong mas a pronunciação da palavra mantém-se a mesma. Continuamos a dizer Chi Kung.

Dois tipos: Qi Gong Estático e Qi Gong Dinâmico

Existem imensas escolas de Qi Gong, estilos, formas, tradições e linhagens, cada qual com aplicações e teorias diferentes acerca do Qi (sopro ou energia vital) e do Gong (perícia adquirida através da prática consistente), no entanto existem apenas duas categorias: o Qi Gong estático ou meditativo (Jing Gong) e o Qi Gong ativo ou dinâmico (Dong Gong).

No Qi Gong meditativo, o corpo está parado numa dada posição e a prática foca-se na visualização interna, no controle do pensamento, na mobilização de Qi e na respiração.

No Qi Gong ativo, o corpo inteiro move-se suavemente de um exercício para outro, como se realizasse uma dança. Os movimentos são coordenados com a respiração, procura-se a descontração do corpo e um estado mental calmo e concentrado.

É estimulada a energia vital favorecendo a abertura dos meridianos, soltando bloqueios e melhorando todo o fluxo de Qi, sangue e linfa. O aumento de oxigénio e nutrientes a circular no corpo beneficia a função dos órgãos internos e fortalece ossos, músculos e tendões.

Este é o tipo de Qi Gong mais popular, tanto na China como no Ocidente

Utilizações do Qi Gong

Existem dois caminhos a seguir quando se escolhe praticar Qi Gong: o caminho do desenvolvimento pessoal ou o Qi Gong Terapêutico.

Todas as práticas de Qi Gong começam como uma jornada de autodescoberta através do movimento do corpo, da respiração, da presença e da intenção.

No caminho do desenvolvimento pessoal temos o Qi Gong para a prevenção da doença e melhorar o estado de saúde em geral; o Qi Gong Marcial para fortalecer o corpo físico e aumentar a resistência e capacidade de defesa, e o Qi Gong Espiritual onde a prática se foca na purificação do coração, na união do ser à Natureza e à Humanidade, ao Universo e ao todo - o Tao.

O Qi Gong Terapêutico está ligado à Medicina Tradicional Chinesa e é prescrito como forma complementar ao tratamento médico. Normalmente são recomendados exercícios específicos, técnicas de respiração e meditação.

As recomendações médicas não são vistas como tratamento mas sim como treino ou prática. Isto porque, um tratamento é para ser feito durante um período limitado de tempo e a prática do Qi Gong, é diária e ao longo de toda a vida.

Isso é fácil de fazer e manter, porque o qi gong é agradável de praticar e não requer grande despesa de tempo ou dinheiro. Os alunos geralmente praticam uma média de 20 a 40 minutos por dia, não havendo necessidade de equipamento especial ou de um grande espaço para o treino.

Para quem é o Qi Gong?

Qualquer pessoa pode praticar e beneficiar do Qi Gong. Existem técnicas adequadas a todas as idades e condições físicas. O Qi Gong inclui métodos de pé, sentado e deitado. Com apenas pequenos ajustes, os exercícios que normalmente se fazem de pé podem ser feitos numa posição sentada ou deitada. Isto oferece a oportunidade a pessoas com mobilidade reduzida ou algum nível de incapacidade física, de praticarem uma actividade física com regularidade e em segurança, no conforto das suas casas.


Anterior
Anterior

Quais são os benefícios do Qi Gong?

Próximo
Próximo

Viver o outono