Quais são os benefícios do Qi Gong?

Muitos estudos têm mostrado o Qi Gong como um poderoso aliado nos desafios que a vida nos vai apresentando: desde problemas de ordem física como doenças crónicas, passando pelas emoções, cansaço mental ou até crise espiritual, o Qi Gong oferece um sem número de benefícios e aplicações.

Esta prática, além de estimular o fluxo de energia nos meridianos de acupuntura, aumenta a nossa percepção e capacidade de sentir a nossa força vital e de aprofundar a nossa ligação com ela.

Fisicamente, os movimentos calmos e suaves do Qi Gong aquecem e revigoram músculos, ligamentos e tendões, nutrem o liquido sinovial (interior das articulações) e tonificam os órgãos internos e tecidos. Estimulam ainda a circulação sanguínea e linfática.

A prática do Qi Gong requer muita atenção e concentração, isso afasta a mente dos problemas do dia a dia e ajuda-a focar-se. No final de uma prática ou treino ficamos com uma sensação de calma e tranquilidade. A mente está clara e descansada e o corpo revigorado.

Melhora a qualidade do sono

Este é um efeito muito comum, especialmente nos mais velhos. Costuma-se dizer: se não consegues dormir, não contes carneiros, conta respirações! À medida que a respiração se torna mais calma e profunda, a mente relaxa e deixa-se levar pelo sono.

A prática do Qi Gong além de acalmar a mente, equilibra os níveis de energia nos meridianos e órgãos, removendo estagnações e estimulando o fluxo de sangue, linfa e Qi. Isto elimina os detritos e nutre regiões do corpo em falta regulando todo o organismo. Os músculos relaxam e as dores atenuam-se.

Corpo fisicamente mais forte

É um facto indiscutível de que ao fim de alguns meses de Qi Gong suave o corpo está fisicamente mais forte. De acordo com a medicina tradicional chinesa, a força interna gera força externa e o paradoxo é que, quanto mais relaxado o corpo estiver, mais forte se pode tornar.

O Qi Gong bombeia energia para os músculos o que melhora a circulação sanguínea, aumenta a assimilação de nutrientes e previne a degradação das fibras musculares devida a tensão crónica ou stress.

O Qi Gong treina a vontade de forma a que a força disponível seja usada e direcionada de forma eficiente. O praticante aprende a focar-se num poder integrado onde a postura, os músculos e a respiração trabalham em conjunto.

Pele mais tonificada e luminosa

Uma tez clara e saudável é um dos benefícios da respiração abdominal. A pele está ligada ao sistema energético dos pulmões e estes são os dois órgãos com contacto mais direto com o mundo exterior.

A respiração e a transpiração são dois processos interligados: os pulmões absorvem do ar o Qi puro e libertam o Qi usado, a pele absorve o Qi radiante do sol, da lua e das estrelas, e liberta as toxinas em forma de suor e de qi tóxico.

Uma respiração correcta e uns pulmões saudáveis criam não apenas uma pele hidratada e suave, como também resistente a agressões e lesões.

Autocontrolo psicofisiológico

Os alunos de Qi Gong aprendem como relaxar a mente e os músculos de acordo com a sua vontade. Imagine o poder que isso lhe dá quando se encontra numa fila de trânsito ou numa entrevista de emprego.

Um maior controlo muscular melhora a postura, a coordenação e o equilíbrio - competências fundamentais para evitar quedas à medida que a idade avança.

Aumento do Foco e da Produtividade

Nos dias de hoje começam a surgir novas utilizações para o Qi Gong. No mercado de trabalho, muitas empresas começam a promover o Qi Gong para os colaboradores, de forma a reduzir os níveis de stress, manter uma saúde equilibrada e aumentar a produtividade.

De acordo com os testemunhos de quadros elevados de grandes empresas como a Sony ou a Sega, a prática de 20 minutos por dia aumenta o foco e dá clareza mental, isto ajuda na produtividade e nas negociações, permitindo tomar decisões mais acertadas e concisas.

Como a prática do Qi Gong acalma a mente e melhora a qualidade do sono, também os níveis de energia são mais altos e a disposição para as relações interpessoais é maior.

Olhos mais brilhantes

Os olhos parecem cintilar depois de algumas semanas de treino, isto deve-se a uma atitude mais positiva, a um espírito mais luminoso, ou ao equilíbrio dos cinco movimentos (água, madeira, fogo, terra e metal).

Os olhos estão ligados ao elemento madeira, sistema energético do fígado, e sendo o fígado é o mestre da raiva, quando o órgão se encontra em desequilíbrio essa raiva expressa-se também através dos olhos roubando-lhes aquele brilho luminoso.

Conexão espiritual

Como o Qi Gong fortalece a intuição, a sincronicidade começa a parecer uma coisa corriqueira:  está-se frequentemente no sítio certo à hora certa. Os sonhos parecem ter mais significado e ser mais fáceis de lembrar, talvez porque se atenua a separação entre a mente consciente e inconsciente.

Tanto o Taoísmo como o Yoga comparam a sabedoria espiritual com a delicada e fragrante flor de lótus: com as raizes na lama (terra, materialismo), o seu talo vai crescendo e subindo pela água (crescimento, experiência de vida) até uma linda flor desabrochar na superfície (despertar). Quando esta flor se abre, ou seja, quando a mente está clara e serena, sente-se uma fragrância subtil em redor do corpo.

Os efeitos do Qi Gong nas Doenças Crónicas

Existem muitos estudos que mostram que a prática continuada do Qi Gong ajuda realmente a melhorar a qualidade de vida em pessoas com doenças graves ou crónicas, além de que ajuda também na parte emocional, a superar certos desafios ou  gerir as frustrações com a vida, depressão, stress e crises espirituais.

Fibromialgia

Alguns estudos* mostraram que uma prática diária de cerca de 30 ou 40 minutos por dia durante 6 a 8 semanas reduziu as dores, melhorou a qualidade do sono, reduziu a ansiedade e melhorou a qualidade de vida em geral.

Doença pulmonar obstrutiva crónica

Os estudos mostraram que a prática do Qi Gong em conjunto com o tratamento médico melhora a função pulmonar, a capacidade de praticar exercício físico e ajuda com a depressão e ansiedade.

Doença de Parkinson

Os estudos nesta área são poucos mas um estudo com 325 participantes sugere que a prática de Qi Gong ajudou a melhorar a mobilidade, a capacidade de caminhar e o equilíbrio.

Hipertensão Arterial

Muito se fala nos benefícios que a prática do Qi Gong oferece a quem sofre de hipertensão arterial, no entanto, e apesar de alguns estudos mostrarem que a prática regular de Qi Gong é realmente eficaz na redução da tensão arterial sistólica e diastólica, o mesmo acontece com a prática regular de outras formas de exercício, a diferença não é relevante.

Artrose e Gonartrose

Os movimentos calmos e suaves do Qi Gong aquecem e revigoram músculos, ligamentos e tendões, e nutrem o líquido sinovial (interior das articulações). A prática regular melhora bastante a qualidade de vida de quem sofre de problemas articulares e vertebrais. Isto é válido para todas as articulações, sejam elas da coluna vertebral, do ombro, anca ou joelhos. Ao contrário de outras atividades mais agressivas para as articulações, o Qi Gong trata de forma suave e sem risco de lesões.

Dá-nos a sensação de uma saúde melhor

O primeiro sinal quando se começa a praticar, é que a pessoa se sente logo melhor, mais alegre e com mais vitalidade. Problemas antigos como rigidez muscular ou digestões difíceis começam a dar sinais de melhora, e as dores tornam-se menos intensas.

Como a prática do Qi Gong requer muita atenção e concentração, isso afasta a mente dos problemas do dia a dia e ajuda-a focar-se. No final de uma aula ou treino ficamos com uma sensação de calma e tranquilidade. A mente está clara e descansada e sentimos o corpo leve e revigorado.

* ver estudos


Anterior
Anterior

Encontrar equilíbrio com o Yin-Yang

Próximo
Próximo

O que é o Qi Gong?