Inundar o Corpo de Qi

Esta é uma meditação onde vais sentir bastante a energia no corpo. Podes ajudar a estimular a circulação sanguínea nos braços e pernas e possivelmente, reparar alguns bloqueios ou degeneração dos nervos. Mesmo para quem tem problemas neurológicos graves ou está impedido de se mover, estimular o movimento da energia é importante porque estimula também o fluxo sanguíneo.

O importante nesta meditação é que não tentes direcionar o qi por nenhum meridiano específico. Em vez disso, à medida que vais mobilizando o fluxo pelos braços, pernas ou tronco, observa o caminho que ele percorre naturalmente, o Qi sabe por onde ir. 

DICA

Nós vamos direcionar o Qi para alguns pontos de acupuntura importantes, podes ver na foto os nomes e localização.

Esta meditação faz-se de pé, eventualmente na posição sentada, é importante ter os pés bem assentes no chão. A respiração é pelo nariz.

Faz sempre pela ordem apresentada: Pernas; braços; pernas, lombar e abdómen; braços e coluna vertebral. Se sentires cansaço ou que a meditação é muito longa, não faças tantas repetições. Começa com duas ou três em cada percurso e quando aprenderes bem os trajetos, vais aumentando gradualmente até chegares às nove. 

4 Etapas de Mobilização de Qi

Levar o Qi às Pernas

Visualiza o Qi da terra a entrar pelos pés. Este percurso pode ajudar bastante em pernas pesadas ou com edema. A mobilização de Qi estimula bastante a circulação sanguínea e linfática.

Tenta manter os joelhos soltos, se sentires a rótula puxada para cima, solta um pouco. Podes mesmo flectir um pouco. Tensão no corpo impede o fluxo de energia.

Pernas

Inspira o qi pelos pés, subindo pelas pernas até ao períneo (Hui Yin). Expira e envia o Qi de volta para os pés. Faz nove vezes.

Levar o Qi aos Braços

Posição dos braços

Os braços em frente ao peito, em forma de círculo com as palmas viradas para a terra e os dedos abertos. As mãos não se tocam, deixa uns 6 ou 7 centímetros entre as pontas dos dedos das duas mãos. Tenta manter os ombros relaxados.

Ao inspirar, imagina o Qi a deslocar-se desde as pontas dos dedos da mão esquerda, pelo braço esquerdo até chegar à coluna (Dazhui). Quando expiras o Qi vai desde a coluna, pelo braço direito até às pontas dos dedos da mão direita. 

Mais uma vez inspira o qi pelos dedos e braço esquerdo e expira desde a coluna, pelo braço direito até aos dedos. O Qi está a percorrer os braços num sentido contrário aos ponteiros do relógio. Repete nove vezes.

Agora faz no sentido contrário. Inspira desde os dedos da mão direita, pelo braço até à coluna (Dazhui), expira desde a coluna até às pontas dos dedos da mão esquerda. Aqui também, vais repetir nove vezes.

Pernas, Lombar e Abdómen

Aqui vais estimular a circulação de todo o membro inferior, coluna lombar e região abdominal.

Inspira e visualiza o qi a subir pelas pernas até ao Dan Tian. Continua a inspirar, o Qi atravessa o corpo chegando ao Ming Men (nas costas, na segunda vértebra lombar). Ainda na inspiração, o fluxo de qi divide-se em dois, voltando para Dan Tian pelos dois lados da cintura.

Agora vamos expirar.

À medida que expiras, o Qi vai descer do Dan Tian para o períneo (Hui Yin). Daí, a corrente divide-se novamente em duas e vai descer pelas pernas.

Repetindo, inspira puxando o qi pelas pernas até ao Dan Tian, atravessa o corpo até à coluna (Ming Men), depois volta pelos dois lados da cintura para o abdómen. Expiras e o qi desce para o períneo e depois pelas duas pernas até aos pés (Yong Quan). 

Faz isto nove vezes.

Braços e coluna vertebral

Posição dos Braços

Estende os braços em frente do corpo, pela altura dos ombros com as palmas viradas para a frente, afastadas do corpo. Certifica-te de que tens os ombros e os cotovelos relaxados.

Inspira pelas palmas (Lao Gong) direcionando o qi pelos braços. À medida que continuas a inspirar, o qi chega à coluna e vai subir até à base do crânio (primeira vértebra cervical - atlas).

Quando expiras, o qi desce pela coluna até ao Ming Men na lombar. Ainda na expiração, o Qi divide-se em duas linhas à volta da cintura indo para Dan Tian (abaixo do umbigo).

Agora ao inspirar novamente, volta a trazer o Qi para o Ming Men pelas duas linhas da cintura, inspiras pela coluna acima até chegares à base da cabeça.

Ao expirar deixas o Qi descer até à sétima cervical (Dazhui), e daí pelo interior dos braços até chegar às palmas das mãos.

Repete.

Inspiração - Qi vem das palmas das mãos, pelos braços até à sétima cervical (a vértebra mais saliente) e sobe até à base do crânio.

Expiração - Desce pela coluna até ao Ming Men, divide-se e passa à volta da cintura para o Dan Tian.

Segunda Inspiração - Do Dan Tian pela cintura volta para o Ming Men nas costas, sobe pela coluna até à base do crânio.

Segunda Expiração - Da base do crânio para a sétima cervical, pelos braços até às palmas das mãos.

Fica uns momentos a sentir o corpo, notas alguma diferença?

Boa prática!

Anterior
Anterior

A Meditação Wuji

Próximo
Próximo

A Pequena Circulação Celeste - Meditação